Hoje a noite é bela?

Ah natal! Uma época linda, onde a paz, amor, felicidade, mostram-se mais presentes do que nunca em nossas vida. Você realmente acha isso? Não, porque o natal é a época dos presentes desesperados, comprados de última hora, que custam “apenas” 50% a mais que em qualquer dia do ano. É a época de felicidade, sim, para lojistas e ladrões (não quer dizer o mesmo?), se aproveitando de uma tradição de pessoas estúpidas o suficiente para conseguir ver magia em tudo isso.

Não quero criticar as causas religiosas do natal, nem as pessoas que realmente aproveitam o feriado, não como o dia do ano em que devem dar presentes pra todos e fazer uma refeição com a comida que duraria semanas, mas como apenas mais um dia para ser feliz e querer o bem para o próximo, venho criticar a falsa imagem que dá à maioria das pessoas, fazendo-as acreditar que não existe nada de ruim no mundo e, se tiver, poderemos consertar isso com bugigangas de 1,99. Fecha os olhos de todos fingindo que os abre.

O problema maior, é que a mentalidade de que consumo = felicidade, passa para as gerações posteriores, de pai para filho, e o resultado disso é o que vemos hoje: pessoas que se cansam de produtos de um ano atrás porque está “velho” e “ultrapassado”, e se endividam pra satisfazer suas necessidades vazias de consumo, e que ensinam para suas crianças que isso é o normal. Se considerarmos isso, não é difícil entender o porquê das crises mundiais do mundo moderno.

O feriado do natal não é o único que nos mostra esse lado consumista exagerado do ser humano atual, muitos outros, normalmente inventados recentemente, também são baseados nisso, como o Dia das Mães, Pais, Crianças, Namorados, e outros. Essas datas voltadas para o comércio existem em todos os países, o que mostra que isso não é uma exclusividade deste país. Isso é a globalização, minha gente. Uma verdadeira revolução consumista, que luta por produtos mais novos nas prateleiras, e mais rápido, para saciar sua sede. Pra que lutar contra a fome, ou o analfabetismo, quando podemos lutar pela compra de produtos fúteis e desnecessários?

O que isso quer dizer é que, hoje em dia, datas como o natal são muito voltadas para o consumo, e ainda assim, esses objetivos são mascarados por uma imagem de paz, felicidade e amor, que acaba caindo sobre os produtos. Essa mentalidade acaba sendo um problema já que o resultado são pessoas endividadas, causa inicial das crises mundiais. Como consertar isso? Conscientização e diminuição das datas comerciais. Porém as pessoas não querem isso, então continuaremos a ter todos esses problemas financeiros até que mais gente acorde.

Deixe um comentário