Cansaço do mundo

Estou cansada

Cansada de regras

De ter de pensar nos mínimos detalhes para ser entendida

E não ser

De escolher as palavras  que vou colocar no texto

Quem disse que eu não posso mandar o mundo se foder em um poema?

Estou cansada de esperar aprovações

De ter que conseguir sorrisos toda vez que abrir a boca

De ser considerada anormal por não me importar que me chamem de anormal

De ter que escolher, e ser julgada por cada decisão

Estou cansada de não poder sair correndo por aí,

Cantando, dançando, sorrindo e vivendo

De ser impedida de fazer o que quero

E não saber quem me impede

Cansada de assistir a filmes, ler livros,

Sonhar como seria fazer parte desse mundo

E não fazer

De me preocupar com quanto eu vou ou posso gastar

Pois dinheiro é só um papel,

Nós é quem damos valor a ele

Estou cansada desta realidade surreal,

Onde nada e tudo são feitos

Mas que nunca muda

Cansada de fazer planos e promessas

De ter que me preocupar com o amanhã

De me perguntar se isso existe

De escrever sobre isso, sabendo que ninguém vai ler

Absolutamente cansada desta liberdade,

Que não é livre

E mesmo assim nos condena.

23 comentários em “Cansaço do mundo

  1. A função da exceção é comprovar a regra.
    Infelizmente, o mundo sempre foi assim. Como diz meu pai, não adiantar querer mudar, e, como diz minha mãe, você quer mudar o mundo mas só muda o seu penteado.
    Seriamente, não acho, mas tenho certeza de que não acredito em nada disso. Nós realmente não somos, mas estamos na Terra, o que me deixa preocupada… imagina se fossemos…fomos…tanto faz…
    Uma coisa que eu percebi é que perdemos tanto tempo tentando compreender a vida, apenas para retardar a morte, e ainda continuamos morrendo, aliás, perdemos tempo da nossa vida. Cansaço do mundo, é. “Não temos tempo de temer a morte”, como cantava Gal Costa.
    A graça e a beleza da vida é a simplicidade (leia o conto O Pavão, de Rubem Braga, é muito interessante), e acabamos por esquecer disso. Nos cansamos.

    • Acho que as pessoas falam demais sobre o que devemos ou não fazer ou dizer, e isso acaba nos deixando cansados dessa visão, onde não podemos aproveitar o “carpe diem”, e faz muitos desistirem de viver plenamente só porque dizem que é estranho fazer tal coisa.
      Concordo com você quando diz que tentar compreender completamente a vida só nos faz perder tempo, pois, apesar de algumas discussões sobre o assunto serem divertidas, não teremos resposta definitiva, ao invés disso poderíamos apenas viver, sem arrependimentos ou “não tenho tempo para diversão”.
      Obrigada pelo comentário e pela sugestão do conto, lerei com certeza.

      • Eu conheço algumas poucas pessoas assim, porém elas tendem a ser pessimistas a respeito do futuro, um olhar um pouco diferente do meu. Ainda assim, algumas expressam suas opiniões de forma impressionante. O único problema é que quase ninguém tem acesso a esses textos, de modo que poucas pessoas podem ouví-las, ou nesse caso, lê-las. Seria bom se essas pessoas se expressassem, gritando para todos ouvirem.
        Espero que isso aconteça logo.

      • Exatamente. Mas, no meu caso, eu costumo ser pessimista a respeito do meu futuro haha
        Eu acho que deveria parar de esperar e tomar uma decisão logo.
        O ruim é que todos nós esperamos para que algo mude e que alguém comece, esquecemos até que somos o futuro…
        Eu não sei se é realmente isso que acontece ou é porque eu não tenho auxílio, acredito que não dá para se fazer nada sozinha, mas isso não nos priva de tentar ou criar algo novo.

      • Eu acredito que todos nós, que pensamos dessa forma, deviamos nos juntar, nos manifestar juntos. Tudo o que precisamos é organização, podemos mudar o que está errado juntos, somos o povo, e o povo é o país.
        Meu blog é, entre outras coisas, uma forma de conhecer pessoas que pensam como eu, assim como você. Dessa forma, talvez consiga conhecer mais gente e formarmos um grupo forte contra o sistema.
        Isso é um pouco otimista, mas prefiro ver as coisas por esse lado, é meu diferencial. Sei que podemos, só falta começarmos.

      • Concordo plenamente com você, apesar da parte “contra o sistema”, pois acho que o problema está em cada um de nós. Realmente precisamos de mais. De mais amor, mais paz, e, o mais importante, irmãos.

        Eu acredito no equilíbrio entre os opostos, mas ainda sim na igualdade. Por exemplo, para se ter paz precisamos da guerra. Mas já não tivemos guerras o bastante?

      • Entendo seu pensamento, mas pra mim precisamos mudar as pessoas pelo sistema, pois algumas só mudarão se algo as obrigar a mudar. O capitalismo está em crise, o socialismo não dá certo, precisamos de um novo modelo econômico-social, para darmos certo.
        Penso que guerras só ocorrem pois há poder demais na mão de quem não sabe governar, gente que não pensa em consequências, só no que pode ganhar se tudo der certo. Se não fosse por isso, haveria paz, e guerras seriam pequenas, como brigas entre grupos pessoais.
        Não sei, acredito nisso.

      • Também compreendo o seu pensamento, mas continuo a acreditar que por mais que tal “sistema” ou “mudança” ocorra, se a pessoa não mudar sua forma de pensar primeiro, nada irá dar certo e mais guerras e revoltas vão ocorrer.
        É difícil agradar a todos, porém não é impossível. Nisso eu concordo contigo, precisamos do novo de novo. No entanto, quem se habilita?
        Entra então novamente a discussão, ou melhor, a ideia de que não podemos mais ficar de braços cruzados esperando um planeta ter água líquida para os ricos roubarem, assim como roubam nossas vidas, ou esperando que um alien venha a Terra única e exclusivamente para resolver nossos problemas.

      • E ainda assim, nada acontece. Não é por diferença entre pensamentos, nem por falta de ideias, mas por falta de coragem de se expor ao mundo, contrariando tudo o que estamos vivendo para seguir rumo ao desconhecido. Pessoas tem medo daquilo que não conhecem, por isso vivemos rotinas. Estamos esperando alguém que possa fazer aquilo que todos querem, mas não tem coragem para fazer: mudar.

      • Concordo plenamente. Essa certeza do novo sempre vai existir, até os confins do além.
        Letícia, me desculpe a intromissão, mas você tem algum e-mail ou algo assim, que você possa me dar? Gostaria de lhe fazer uma proposta. Só se você quiser, é claro.

Deixe um comentário